Estilo

Yohji Yamamoto

Designer japonês inaugura exposição em Tóquio com esculturas, desenhos e peças de suas principais coleções

Reconhecido pelo espírito vanguardista de sua roupa. Sua assinatura – silhueta oversized em preto, muitas vezes característica o alçou a grande ícone mundial fashion. Colaborou em peças, coleções e linhas com várias outras marcas, incluindo Adidas (Y-3), Hermès, Mikimoto e Mandarina Duck; E com artistas como Tina Turner, Sir Elton John, Placebo, Takeshi Kitano, Pina Bausch e Heiner Müller. Nascido em Tóquio, Yamamoto formou na Universidade de Keio com uma licenciatura em Direito em 1966. Seus novos estudos em design de moda na Bunka Fashion College foram realizados em 1969.

Márcio Madeira, Zeppelin
Reprodução da Internet

Colaborou para obras cinematográficas de grande porte, sob direção de diretores renomados como Wim Wenders em Identidade de nós mesmos (1989), onde foi tema do filme, o diretor o acompanhou por Paris e Tóquio enquanto Yamamoto criava uma coleção; Dolls (2002), de Kitano Takeshi, foi responsável pelo figurino onírico e simbolista.

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet

Yamamoto contribuiu pra moda e seu desenvolvimento de forma contundente, mesmo indo, muitas vezes, contra o fluxo da moda comercial. Sua relação com figurino e indumentária torna seu universo diferenciado. O influente designer inaugurou recentemente uma exposição em Tóquio com imagens, esculturas e instalações artísticas criadas pelo próprio.

Desde 10 de dezembro na Galeria de Arte da Cidade da Ópera de Tóquio, ‘Painting and Weaving Opportunity’ explora a inspiração recente do designer para combinar suas criações com pinturas, assim como outras relações entre opostos como o 2D e o 3D e o macho e a fêmea. Desde seu início em 1981, Yohji Yamamoto tem sido considerado um dos criadores mais influentes da indústria, criando designs inesperados que seguem sendo relevantes hoje e impulsionando tendências com sua oferta atual.

Suas obras estão em exibição junto com criações de Yuuka Asakura, uma jovem artista japonesa que tem sido uma influência frequente nas coleções de Yohji Yamamoto nas últimas temporadas. A exposição também inclui roupas apresentadas em manequins de forma única, levando os visitantes a adotarem uma nova e livre perspectiva sobre a moda.

Exposição Yamamoto
Reprodução da Internet
Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo