Estilo

A volta dos 90: Moletom

Peça esquecida no armário volta para as passarelas em releituras fashion.

Moletom é uma peça que praticamente todos têm no armário. Confortável, barato e de fácil acesso, a peça voltou com tudo para as passarelas nesse outono para provar que é possível se vestir bem e brincar com a moda sem precisar ir muito longe do que o próprio guarda-roupa.

A volta dos anos 90 e sua influência grunge na moda é o grande motivo para o trend com o moletom, o jeans, a flanela e outras peças que marcaram a década. A mistura desses tecidos pesados com releitura sofisticada é algo que muitas grifes trazem à tona nos últimos anos e se mantém nesse outono inverno. Essa nova relação com os produtos simples é também reflexo de um movimento que há cerca de 4 anos ganhou espaço no mundo na moda chamado normcore. A tendência é justamente o resgate de peças esportivas e sua inclusão na alta costura. Quase que como uma antimoda, o movimento trouxe um novo olhar, e essas peças saíram das quadras. O boom do moletom, que hoje estampa não só casacos, como bolsas, sapatos e até vestidos, demonstra como o material é versátil.
Já no inverno de 2014 a brasileira Triton trouxe o tecido alinhado à alfaiataria na coleção assinada por Karen Fuke e Igor de Barros. Em 2015 foi a vez da britânica Ashish levar o moletom para as passarelas da London Fashion Week em seu desfile de primavera. Dessa vez junto de muitas estampas e aplicações, ponto forte da marca. E no ano seguinte a Gucci levou para Milão a mescla do tecido com a alta costura e mostrou como esse contraste pode funcionar muito bem. Confira:

Modelos exibindo exemplos de moletom da Triton, Ashish e da Guicci
Foto: Reprodução/Pinterest

Depois das passarelas, a peça tomou as ruas nas mais diferentes misturas. A ideia é ousar para dar um up: com blazer é possível criar um visual refinado sem abrir mão do conforto; hoje também é possível encontrar blazers produzidos no próprio moletom, unindo a estética à praticidade, e os acessórios também são aliados na hora de combinar.

Deixe fluir a criatividade sem medo de transitar entre o que é refinado e o que é considerado esporte. Vamos às dicas.

3 momentos da Cleo usando moletom
Foto Cleo: Acervo

1. No look da Cleo, o contraste se dá na textura das peças: a calça legging junto ao moletom funcionam muito bem e trazem conforto. Por cima, o blazer e a bota de cano longo trazem o refinamento que faz da combinação um conjunto possível para diversos ambientes.
2. A segunda opção é o conforto com a calça de moletom, principal aliada nos dias de inverno. E não há problema nisso!
3. 3. O terceiro look traz a ousadia. A união do blusão de moletom com a bolsa é o maior dos contrastes, que traz sensualidade.

3 momentos da Cleo tirando fotos no espelho do elevador usando moletom
Foto Cleo: Acervo

E na hora da foto no espelho, não tenha receio nas combinações: nos três looks da Cleo, a meia com a bota são o ponto forte. Trazem conforto e refinamento. O moletom quebra a seriedade por ser despojado, mas ainda compõem um belo look quando junto de jaqueta, bolsas e acessórios.

Inspire-se em mais combinações:

Cleo usando moletom
Foto Cleo: Acervo
Blazer, moletom, bota de cano alto e óculos da coleção Monkey in the box + CLEO
Clique e adquira seu óculos da linha Monkey in the Box + CLEO agora
Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo