Sem categoria
VOCÊ SABE O QUE É MEDICINA ORTOMOLECULAR?

VOCÊ SABE O QUE É MEDICINA ORTOMOLECULAR?

É uma prática medicinal que visa restabelecer a fisiologia, o funcionamento do corpo humano através do profundo estudo bioquímico (exames de sangue e urina) e clínico do paciente. Evita-se o uso de remédios por entender que o corpo humano saudável não produz tais substâncias e funciona muito bem sem elas, afirma Dra. Janaína Barboza que trabalha como medica ortomolecular há 8 anos.

No tratamento são usados suplementos alimentares que fortalecem os sistemas biológicos que compõe o organismo como um todo, promovendo a saúde real que se reflete diretamente na qualidade de vida e longevidade. Com isso evita-se 80% das doenças crônico-degenerativas.

Adoro tratamento alternativo, acho que as coisas se complementam, não há só um jeito de tratar. Acredito que a medicina tem que cuidar da saúde e não da sua doença, às vezes fico um pouco agoniada, pois parece que virou algo de cuidar da doença e se encher de remédio, afirma Cleo.

Segundo Dra. Janaína, substituir pílulas por alimentos é a premissa básica do tratamento. Evitar o uso de remédios. Repor vitaminas, minerais ou aminoácidos é a chave para o ótimo funcionamento do corpo, mas nunca todos, e nunca sem exames prévios. Entender muito bem a história atual e passada de saúde e doença dos pacientes e de seus familiares diretos é fundamental.

“Acredito que é necessário cuidar do seu espiritual, do emocional, do corpo, e acho que a ortomolecular abraça mais esses conceitos do que alopatia”, Cleo.

Dra. Jana tem inúmeras dicas para nos dar e a primeira delas é como passar pelos dias de TPM de forma mais tranquila e equilibrada, diminuindo os sintomas. Dicas fáceis para aguentar firme aqueles dias.

Por que você se tornou médica ortomolecular?
Porque ao formar em medicina ainda tinha muitas inquietações a respeito da “prática” médica que haviam me ensinado ao longo daqueles anos de faculdade. Na minha cabeça não “fechava” a parte do: olha, o senhor tem isso (diagnóstico) e aqui está o remédio que tomará por toda vida. Intuía no meu íntimo que não haviam me contado tudo. Porque não sabiam mesmo.

Há quanto tempo você conhece a Cleo?
Desde novembro de 2010.

Como vocês se conheceram?
Por meio da mãe dela, a Glória. Ao me conhecer repetiu inúmeras vezes: minha filha precisa te conhecer. Hoje sei o porquê, somos espíritos irmãos com estados vibracionais muito semelhantes e Glória, do alto do seu poder de mãe e espírito de luz máxima, logo reconheceu isso. Achei minha família energética.

Qual o motivo dela ter te procurado?
A princípio para fazer um checkup e cuidar melhor da saúde.

Você também é medica esteticista?
Sim. Ao buscar o conhecimento sobre saúde, e não doença, o mais próximo disso que apareceu na época foi o curso de pós-graduação em medicina estética. Durante a pós (duração de 2 anos), tive o primeiro contato com a ortomolecular (uma aula), o qual me tocou profundamente e daí pensei: achei! Vale notar que a ortomolecular é reconhecida no Brasil desde 1998 e eu, que me formei em medicina em 2007, não tive sequer uma aula ou menção a esta área de atuação ao longo do curso. É um segredo proibido entende? Por isso demorei a achar, mas achei.

Como podemos manter a saúde em dia?
Eu entendo a saúde como um tripé: medicina preventiva/ checkup; planejamento alimentar inteligente e individualizado; prática esportiva regular e adequada a condição daquela pessoa; ser feliz mantendo atitudes positivas e escolhendo este caminho a cada segundo.

Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo