Atitude

Stand Up Paddle

O esporte do verão

A nova mania das praias cariocas e de todo país o SUP – Stand Up Paddle. Surfe, bodyboard, windsurfe, as praias sempre foram lugar de esportes aquáticos com pranchas. No Rio, em específico, ainda mais, por causa da água e das ondas, sempre trouxeram grande quantidade de esportistas.

O esporte consiste em permanecer de pé sobre a prancha, e se locomover pelas águas através do uso de um remo. Originário do Havaí o SUP, traz esforço físico combinado com o contato com a natureza. Por ser um trabalho constante de equilíbrio trabalhamos diversas musculaturas ao mesmo tempo, afirma Cau Saad, educadora física. São elas: Core; Membros superiores; Membros inferiores; A musculatura permanece em contração o tempo inteiro para nos manter em pé sob a prancha.

Cleo - Stand up Paddle
Reprodução da internet

O ritmo pode ser ditado pelo próprio praticante, assim como o tempo de duração, que pode para iniciantes variar de acordo com o cansaço. O SUP pode sim, ser inserido em uma rotina de treinos, por exemplo, para quem tem fácil acesso a lugares que possibilitem a prática, como pode ser compreendido como uma modalidade esportiva, tudo vai variar de acordo com o objetivo de quem prática.

Além de ser uma modalidade que abrange uma larga faixa etária é uma atividade democrática, pois o meio no qual se prática não gera custo algum, além do material de uso pessoal. E é um exercício completo, trabalha simultaneamente diversas musculaturas, perfeito para quem quer inserir uma atividade prazerosa, diferente e intensa em sua rotina.

Cleo - Stand up Paddle
Reprodução da internet

O Stand Up serve tanto para momentos de lazer, pois é uma atividade prazerosa, como também pode ser utilizado como uma ótima atividade física. Tem um alto gasto calórico devido ao trabalho intenso de todas as musculaturas. Trabalha o fortalecimento do core e das articulações principalmente de membros inferiores. E contribui para a tonificação de membros superiores, ressalta Cau.

Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo