Atitude
SP-Arte: o mundo da fotografia em São Paulo

SP-Arte: o mundo da fotografia em São Paulo

Cidade recebe a 11ª edição do evento que reúne os maiores nomes da fotografia contemporânea.

Prato cheio para fotógrafos e amantes das artes contemporâneas, a cidade de São Paulo receberá entre os dias 24 e 27 de agosto a 11ª edição da SP-Arte/Foto – Feira de Fotografia de São Paulo, evento desmembrado do Festival Internacional de Arte de São Paulo, que surgiu em 2005 e é um dos mais importantes eventos do mercado de artes. A edição especial tem como proposta reunir as principais galerias e profissionais brasileiros para 4 dias de debate em torno da fotografia. A direção geral do evento é de Fernanda Feitosa e a extensa programação inclui visitação guiada às exposições, mesas de debate, e mais de 10 lançamentos de livros. Tudo isso com entrada gratuita. Confira abaixo o vídeo-divulgação do evento.

PALESTRAS

De quinta a domingo, os visitantes poderão alternar entre as exposições, bate-papos e tarde de autógrafos. As palestras ocorrem sempre entre 16h30 e 19h30, no Shopping JK Iguatemi. São diversos os temas. No dia de abertura (24/08), serão três:

A fundadora da feira Fernanda Feitosa conversará com o alemão Artur Walther sobre fotografia e arte africana, que predomina na coleção do artista. Walther encara a fotografia de uma perspectiva antropológica e comenta ainda a decisão de tornar coleções privadas algo público e também suas escolhas como colecionador. O encontro começará às 16h30, mas é preciso chegar com 30 minutos de antecedência para a distribuição de senhas. Às 17h30, a conversa será entre Michael Famighetti, editor da revista Aperture, e a jornalista Simonetta Persichetti. Os temas serão em torno de tendências fotográficas, arte e engajamento, como mercado editorial e suas adaptações à era digital. Já às 19h30, será o fotógrafo Tuca Reinés que fará um debate sobre fotografia de viagem. A chegada com antecedência é imprescindível para todos os painéis.

Na sexta-feira (25/08), o encontro será entre dois curadores. Simon Baker, da Tate, e Paulo Miyada, curador do Tomie Ohtake conversarão sobre a criação de coleção de fotografia em museus. “O que desperta seus olhares, se pensam em tendências e como veem o lugar de relevantes instituições na formação de público apreciador de arte. Qual é, enfim, o papel dos museus hoje?”, questiona o material de divulgação.

Lume, de Julio Bittencourt, é uma das obras exibidas na feira | SP-Arte: o mundo da fotografia em São Paulo
Lume, de Julio Bittencourt, é uma das obras exibidas na feira.

EXPOSIÇÕES

Pela primeira vez, a SP-Arte realizará visitas guiadas às exposições, com o objetivo de estreitar os laços entre os trabalhos e os visitantes. Gratuitas, elas ocorrem todos os dias, a cada trinta minutos, e trazem à tona os destaques criativos do evento. Os temas serão:

Fotografia moderna (às 15h e 18h), para apresentar a fotografia dos anos 1940 aos 1960. Fotografia documental e fotojornalismo sempre às 16h30. Às 15h30 e 18h30 o guia apresentará o tema Fotografia expandida, decorrente do diálogo entre a fotografia e outras linguagens artísticas. Fotografia contemporânea será apresentado às 14h30, 16h e 17h30. E sempre às 17h o tema será “A cidade e a arquitetura na fotografia”, com foco nos espaços e lugares inspiram artistas de diferentes gerações.

Para participar do visitação temática, basta fazer inscrição no balcão de visitas guiadas, localizado no segundo piso da Feira. As vagas sujeitas tem limite de 15 pessoas. Os que optarem por não participar da visitação guiada poderão ainda conferir as obras livremente.

SERVIÇO
SP-Arte/Foto/2017
24 a 27 de agosto
Entrada gratuita
Horários: Quinta a sábado, 24 a 26 de agosto: 14h–21h
Domingo, 27 de agosto: 14h–20h
Localização: Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041- Vila Olímpia, SP (Shopping JK Iguatemi, 3º piso)

Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo