Atitude

Dicas da Dra. Jana

Cuidados com os cabelos no verão

Calor, sol, mar e grande exposição a temperaturas elevadas podem danificar os cabelos senão tivermos cuidados básicos para encarar a estação. Algumas dicas podem ser usadas em todas as estações para manter os cabelos bonitos. Para Dra. Janaína Barboza cuidar dos cabelos, dos fios é algo para todo ano, não somente no verão, mas na estação mais quente os cuidados devem ser intensificados se você é daqueles que gosta de pegar sol, ir a piscina e a praia.

Você sabe como é formado o fio do cabelo? Eles precisam de cuidados e hidratação constantes, mas você sabe por quê? A fibra capilar, ou toda a extensão dos fios, é dividida em três partes com funções diferentes que, unidas, deixam seus cabelos bonitos e saudáveis. Os tratamentos funcionam para corrigir problemas causados por química e agentes externos, como a poluição, e garantir que a cutícula, o córtex e a medula funcionem corretamente.

Vale ressaltar que estas partes do fios que constituem os cabelos integram um fio e interagem entre si e com o sistema corporal do indivíduo como um todo, então, o que você come também influencia no seu cabelo, crescimento e qualidade. Para Dra. Janaina Barboza, cuidar dos cabelos, dos fios, vai além de usar máscaras reparadoras, protetor solar, chegando até a alimentação, hidratação corpórea e muitos outros detalhes que nos compõem.

A cutícula é a camada mais externa, que deixa os fios hidratados. Você já deve ter ouvido falar em produtos que fecham as escamas para ter efeito maior, ou que o jato de ar quente abre as cutículas e é importante o ar frio para fechá-las? A cutícula é a camada mais externa, responsável por regular a entrada e saída de água da fibra. É nela, por exemplo, que a coloração fica depositada. A maioria dos danos capilares acontece nessa área dos fios, que graças a danos externos, rompem a proteção da cutícula e causam queda, porosidade e ressecamento.

O Cortex é responsável pela forma, cor e resistência. Ele é a região mais importante do fio e é responsável por definir a forma, a cor, a resistência, a elasticidade, a quantidade natural de umidade dos fios e a força. Proteínas se agrupam em hastes formadas de queratina, importante para evitar quedas e ponta dupla, e melanina, que dá cor aos fios. No córtex também é definida a textura do cabelo, se será liso ou cacheado.

A medula, está presente em apenas uns tipos de cabelos. O cabelo ainda é constituído pela medula em camada mais interna. Ela é a única parte da fibra capilar que está em contato com o bulbo e só é encontrada nos fios mais grossos ou nos brancos. Ela é responsável por distribuir minerais e nutrientes até as pontas; o que permite que as células que são criadas no bulbo e fazem com que os cabelos cresçam, sejam levadas até as extremidades.

Cleo Pires

Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo