Atitude

Como se perder em… Carnaval

Tá chegando a hora de curtir a maior festa brasileira, o carnaval. Em todos os cantos do país a energia toma conta das ruas. São foliões de todos os lugares na mesma energia, a de curtir o que há de melhor nessa época. Tire sua fantasia do armário, ponha seu melhor sorriso e caia na gandaia, seja no Rio ou na Bahia, no Rio Grande do Sul ou em Minas Gerais, seja onde for, em fevereiro pra onde a gente olhar tá rolando carnaval e nada melhor que se perder por aí no ritmo de uma boa marchinha, muito samba e axé.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro a cidade é puro samba, e ele já começa semanas antes do início oficial do carnaval. Desfiles das escolas de samba do grupo especial são a grande atração do carnaval carioca na Marquês de Sapucaí, com as escolas que ajudaram a popularizar o carnaval por meio da tradição que trazem consigo. O carnaval do Rio não é só o desfile das escolas de samba, existem também inúmeros blocos de carnaval espalhados pela cidade que arrastam muitos foliões para as ruas. Vale a pena curtir um carnaval no Rio.

carnaval-no-rio-de-janeiro-01
Reprodução da internet

Bahia

A Bahia, terra do Axé music o carnaval também é arrebatador, pois atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu, como dizia a letra da música. Um dos carnavais mais famosos do planeta, arrasta multidões pelas ruas de Salvador. São muitos trios e muitas horas de folia, seja na pipoca ou dentro dos trios, com seus abadas, a Bahia é a terra da diversão. E lá também o carnaval começa bem antes.

salvador
Reprodução da internet

Recife

Em Recife, Pernambuco, o maior bloco de carnaval do mundo está presente, o Galo da Madrugada, que se apresenta no sábado. Há atualmente o chamado Carnaval Multicultural, organizado pela prefeitura, que conta com disputas em diversas categorias de agremiações carnavalescas. Considerado como o carnaval mais democrático do mundo, onde os foliões não precisam pagar para brincar; é apenas ter vontade, alegria e muita disposição para se divertir nos dias de carnaval.

galo-da-madrugada
Reprodução da internet

Olinda

O carnaval de Olinda até a atualidade é caracterizada por um dos carnavais mais folclóricos e populares do país. Os bonecos de Olinda, gigantes, em meio à multidão, chamam atenção pelas dezenas de blocos desfilando. A tradição dos bonecos gigantes, que começou em Belém do São Francisco, recebeu as ladeiras de Olinda no ano 1932, com o boneco do Homem da Meia Noite criado. Há também 500 grupos carnavalescos desfilando por ruas do Centro Histórico de Olinda; os clubes de frevos, maracatus, blocos, afoxés, troças e caboclinhos partem para ruas.

olinda
Reprodução da internet

Rio Grande do Sul

Em quem disse que no Rio Grande do Sul não existe carnaval? A cultura do carnaval está presente em todos os lugares do país, na cidade de Jaguarão, no extremo sul do país, há um carnaval que remete muito ao de Salvador e ao de Minas Gerais. A cidade histórica com pouco mais de 20 mil habitantes, recebe muitos foliões nessa época do ano. São mais de 15 trios elétricos que arrastam multidões pelas ruas da cidade, e como já é costume o carnaval começa mais cedo, ainda na quarta-feira.

jaguarao
Reprodução da internet

Minas Gerais

Diamantina em Minas Gerais, e Ouro Preto, o carnaval é curtido por multidão, entre ruas estreitas cheias de antigos casarões, sem hora para terminar. Em 5 dias da festa, são 24 horas de festividade. Pelo dia, os blocos caricatos chamam atenção. E durante a noite, os grupos Bartucada e Bat Caverna direcionam a batucada. E tudo ocorre na Praça do Mercado Velho, com reunião de mais de 15 mil pessoas diariamente.

minas-gerais
Reprodução da internet

São Paulo

Em São Paulo tem sim carnaval, muitos blocos e trios elétricos, mas o que mais se destaca no estado é São Luiz do Paraitinga, cidade pequena, com 10 mil habitantes, considerado o melhor Carnaval do estado, com muita animação. A festa iniciou popular e original, sendo tipicamente de rua onde apenas tocam marchinhas tradicionais.

sao-luiz-do-paraitinga
Reprodução da internet

Muitas outras cidades do país tem festas divertidíssimas de carnaval, aqui a gente traçou um pequeno panorama do que tem de mais conhecido, como Rio de Janeiro, Bahia, Olinda e folias ainda mais distantes, mas também com muito charme e alegria como Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Escolha onde passar seu carnaval e se divirta com responsabilidade.

 

Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo