Estilo
Como iniciar uma vida saudável

Como iniciar uma vida saudável

Ter uma rotina renovada é essencial para melhorar nosso bem-estar!

Quando falamos em verão, calor e época de férias, o primeiro pensamento comum é o de dieta, métodos de emagrecimento e corpos extremamente malhados, mas engana-se quem pensa que trata-se apenas de estética. Ter uma vida saudável – e o real motivo para todos esses preparativos para o verão – significa ter uma vida de bem-estar. Mas como isso é possível?

Diversos são os caminhos para se encontrar em um estado de vida saudável, e o percurso é extremamente individual, mas algumas dicas são comuns a todos nós. Listamos abaixo alguns pontos que podem te ajudar a se encontrar mais leve para as festividades de final de ano e, claro, transformar seu estilo de vida ao longo dos próximos 12 meses.

1 – Atenção ao que ingere

Ter uma boa alimentação não deveria ser um cuidado apenas para os períodos de verão, mas um costume ao longo de todo o ano. Nosso corpo é nossa principal casa, e ter cuidado com ele é prolongar o nosso bem estar. Ter um bom hábito alimentar influi diretamente em sua qualidade de vida. Evite ficar sem comer, pois tais dietas podem ser agressivas ao seu organismo. Ao contrário, escolha comer com sabedoria. Então não pule o café da manhã, mas inclua frutas, sucos e fibras como aveia no seu cardápio. Elas são ricas em nutrientes, que são mais bem aproveitados quando ingeridos pela manhã, e uma boa alimentação é o ideal para acumular energia necessária após 8 horas de sono.

Outro hábito simples mas eficaz é o corte no açúcar e sal, aliado ao aumento no consumo de água! O excesso de sal pode influir em hipertensão, e o de açúcar em diabetes. Busque, portanto, o equilíbrio. E aliado a ele, a água! Temos 60% do nosso corpo em água, que perdemos diariamente ao longo de atividades físicas, idas ao banheiro e a própria respiração. Então ande sempre com uma garrafa d’água para quando tiver sede. Dessa maneira, estará hidratando seu corpo e mantendo-o purificado.

Como a Cleo sugere: água e comida leve!

2 – Movimente-se!

Para conseguirmos transformar nossas vidas, não é possível ficar parado. Para ter uma vida saudável, também. É imprescindível aliar à nova dieta alimentar o estímulo às atividades físicas. Se exercitar é uma maneira ideal de queimar calorias, reduzir o estresse e aumentar a predisposição, além de deixar para longe o risco de doenças como hipertensão e doenças cardiovasculares.

E não se preocupe se o seu medo for a academia. Caminhadas diárias em torno de um quarteirão já são suficientes para movimentar o seu corpo e afastar o sedentarismo. Então não tenha preguiça: caminhe, exercite-se, observe a natureza e encontre um novo espaço para relaxar e cuidar do próprio corpo. Uma das maneiras mais divertidas para isso é a dança, uma maneira eficaz e artística para contribuir com seu corpo.

Cleo mostra como a dança é uma forma prazerosa para cuidar de si

3 – Saiba quando e como descansar

Outro fator que influi diretamente na má qualidade de vida atual é o estresse e o acúmulo de cansaço. Com a correria do dia a dia, e o tempo cada vez menor para descansar e cuidar de si, as pessoas encontram-se intensamente irritadas, exaustas e, de fato, com uma vida longe de saudável. É reflexo de uma rotina que não tem espaço para algo simples: descansar.

Reserve ao menos 7 a 8 horas de sono por dia. Busque esquecer de toda cobrança cotidiana e descanse. Acordar com o corpo exausto não só retira seu ânimo ao longo do dia como gera acúmulo de sono e estresse para a noite seguinte, num ciclo vicioso de noites más dormidas. O resultado não poderia ser outro que não um estresse sem fim. O ideal, portanto, é que encontre no sono mais uma oportunidade para tratar bem de si próprio.

Descansar é preciso! Não é, Cleo?

São três então os campos da sua vida que precisam de cuidado: a alimentação, o corpo e o descanso. Aliados, o bem-estar é garantido e duradouro.

Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo