Atitude

7º Festival de Fotos de Tiradentes- Foto em Pauta

Um dos maiores festivais de fotografia do país

A modernidade trouxe junto de si a reprodutibilidade técnica de imagens, sejam elas obras de arte ou imagem, as quais chamamos de fotografias. Ao longo dos anos diversos fotógrafos foram se destacando e modificando os padrões e técnicas fotográficas. O Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta chega à sua sétima edição. Entre os dias 22 e 26 de março, a cidade Campo das Vertentes terá de diversas exposições, workshops, palestras, debates, leituras de portfólio, projeções de fotografias e atividades educativas voltadas para a comunidade local.

O Festival propõe aos participantes troca com grandes fotógrafos brasileiros e internacionais. Serão oferecidas oficinas em diversas áreas da produção fotográfica, e com grandes fotógrafos. Serão 20 artistas convidados, 15 palestras e 17 workshops. Os temas também são variados e para profissionais de todos os níveis.

Valdemir Cunha, que foi editor de imagens de revistas Terra e Viagem & Turismo vai ministrar uma oficina sobre fotografia de viagem. O conteúdo contempla desde a escolha dos lugares, planejamento do roteiro até o estudo das técnicas de fotografia.

Ilha dos Lençóis Foto: Valdemir Cunha
Ilha dos Lençóis
Foto: Valdemir Cunha

A fotografia documental, contemporânea, também tem destaque entre as opções de workshop. A portuguesa Ângela Berlinde vai a Tiradentes falar sobre As Poéticas Interdisciplinares – Uma Abordagem Contemporânea da Fotografia. O workshop de Mônica Maia, chamado Das mídias tradicionais para a galeria: novos caminhos da fotografia documental vai abordar a trajetória ao atual cenário da fotografia documental.

“A programação do Festival transita entre a contemplação e a qualificação. As pessoas poderão participar de palestras, workshops e exposições temáticas, que ampliarão seus conhecimentos sobre os rumos da fotografia”, ressalta o curador do evento Eugênio Sávio.

Para se inscrever e saber mais detalhes do 7° Festival de Fotografia de Tiradentes acesse o site do evento.

Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo